Atalhos úteis para o VS Code
Olá pessoal, resolvi fazer este tópico para trazer algumas dicas e macetes para aumentar a sua produtividade na hora do código, seguem alguns comandos/atalhos pra te ajudar a dominar o VS Code.
-
Alt + Shift + F:
Indentar o código. (Organiza o código de acordo com as configurações definidas).
-
Alt + Shift + O:
Organiza as importações e limpa importações não utilizadas.
-
Alt + Up/Down:
Move a linha atual (onde você estiver digitando (a linha onde está o seu cursor)) pra cima / baixo de acordo com a setinha pressionada.
-
Alt + Shift + Up/Down:
Copia a linha atual e cola na linha de baixo ou de cima, de acordo com a setinha pressionada.
-
Ctrl + D:
Ao selecionar uma palavra / trecho de código, este comando adiciona à seleção as próximas correspondências da seleção. Se quer mudar o nome de uma variável e ela está sendo utilizada em outro lugar, você seleciona o nome dela e usa o comando pra selecionar a próxima ocorrência, conseguindo mudar o texto em ambos lugares ao mesmo tempo.
-
Ctrl + F:
Filtro de busca para localizar alguma ocorrência de texto no arquivo.
-
Ctrl + G:
Navegar para a linha desejada (digitada no campo).
-
Ctrl + `:
Abrir/Fechar terminal do VS Code.
-
Ctrl + /:
Comentar linha ou seleção (em comentário de linha).
-
Ctrl + K Ctrl + C:
Comentar bloco (Aperta ctrl+ k, solta e aperta novamente ctrl + c).
-
Alt + Shift + A:
Adiciona comentário de bloco.
-
Ctrl + P:
Abre a busca de arquivos do projeto, para navegar entre os arquivos sem precisar do mouse, basta digitar o nome do arquivo.
-
Ctrl + Shift + P:
Abre a barra para execução de comandos do VS Code, você pode acessar as configs do VS Code através deste comando, por exemplo.
Estes são alguns atalhos dos que eu mais utilizo e considero bem úteis, você pode checar a lista de atalhos para ver mais atalhos e também edita-los para que se adequem às suas necessidades.
Muito obrigado pela leitura, bons estudos!
Ana Karolina Souza @anakarolinaObrigada por compartilhar! Os atalhos facilitam a nossa vida no dia-a-dia.
Em resposta amatheuszarpellon⬆:Christian Amsberg Janner @calemaoMuito obrigado! Vai facilitar muito deixar meu código organizado e até mesmo de codar mais rapidamente com alguns desses atalhos!
- KEm resposta amatheuszarpellon⬆:Kelly Pedroso @Kellyap
Obrigada por compartilhar! Vai facilitar muito!
Em resposta amatheuszarpellon⬆:Antônio Agamenon Maciel Chaves Júnior @Agamenonesse comando não funcionou pra mim kkk
Ctrl + K Ctrl + C:
Comentar bloco (Aperta ctrl+ k, solta e aperta novamente ctrl + c).mas valeu as dicas
Matheus V. Zarpellon @matheuszarpellonO Ctrl + / faz a mesma coisa, mas no do Ctrl + K Ctrl + C, eu seguro o Ctrl apertado no processo, se não tá rolando ai, o atalho pode estar com outra configuração, ai tem que olhar nas configs de atalho do VS Code, como ele é personalizável, pode estar diferente. De qualquer forma, como o Ctrl + / faz a mesma coisa, eu tenho o costume de usar ele, é mais prático.
Em resposta amatheuszarpellon⬆:Grasiele Tinoco @grasieletinocoGostei das dicas!
- VEm resposta amatheuszarpellon⬆:Maria Victória Brainer @victoriabrainer
Mandou bem, Matheus! Acho que são os atalhos mais úteis do VS Code e com certeza vão facilitar muito!