No internet connection
  1. Home
  2. Dúvidas Gerais

Atalhos úteis para o VS Code

Por Matheus V. Zarpellon @matheuszarpellon
    2023-10-31 22:57:24.746Z

Olá pessoal, resolvi fazer este tópico para trazer algumas dicas e macetes para aumentar a sua produtividade na hora do código, seguem alguns comandos/atalhos pra te ajudar a dominar o VS Code.

• Alt + Shift + F:

Indentar o código. (Organiza o código de acordo com as configurações definidas).

• Alt + Shift + O:

Organiza as importações e limpa importações não utilizadas.

• Alt + Up/Down:

Move a linha atual (onde você estiver digitando (a linha onde está o seu cursor)) pra cima / baixo de acordo com a setinha pressionada.

• Alt + Shift + Up/Down:

Copia a linha atual e cola na linha de baixo ou de cima, de acordo com a setinha pressionada.

• Ctrl + D:

Ao selecionar uma palavra / trecho de código, este comando adiciona à seleção as próximas correspondências da seleção. Se quer mudar o nome de uma variável e ela está sendo utilizada em outro lugar, você seleciona o nome dela e usa o comando pra selecionar a próxima ocorrência, conseguindo mudar o texto em ambos lugares ao mesmo tempo.

• Ctrl + F:

Filtro de busca para localizar alguma ocorrência de texto no arquivo.

• Ctrl + G:

Navegar para a linha desejada (digitada no campo).

• Ctrl + `:

Abrir/Fechar terminal do VS Code.

• Ctrl + /:

Comentar linha ou seleção (em comentário de linha).

• Ctrl + K Ctrl + C:

Comentar bloco (Aperta ctrl+ k, solta e aperta novamente ctrl + c).

• Alt + Shift + A:

Adiciona comentário de bloco.

• Ctrl + P:

Abre a busca de arquivos do projeto, para navegar entre os arquivos sem precisar do mouse, basta digitar o nome do arquivo.

• Ctrl + Shift + P:

Abre a barra para execução de comandos do VS Code, você pode acessar as configs do VS Code através deste comando, por exemplo.

Estes são alguns atalhos dos que eu mais utilizo e considero bem úteis, você pode checar a lista de atalhos para ver mais atalhos e também edita-los para que se adequem às suas necessidades.

Muito obrigado pela leitura, bons estudos!

• 8 respostas
    1. Ana Karolina Souza @anakarolina
        2023-11-01 18:10:30.768Z

Obrigada por compartilhar! Os atalhos facilitam a nossa vida no dia-a-dia.

1. Em resposta amatheuszarpellon:
          Christian Amsberg Janner @calemao
            2023-11-02 00:16:21.653Z

Muito obrigado! Vai facilitar muito deixar meu código organizado e até mesmo de codar mais rapidamente com alguns desses atalhos!

1. K
              Em resposta amatheuszarpellon:
              Kelly Pedroso @Kellyap
                2023-11-03 04:36:56.509Z

Obrigada por compartilhar! Vai facilitar muito!

esse comando não funcionou pra mim kkk
                  Ctrl + K Ctrl + C:
                  Comentar bloco (Aperta ctrl+ k, solta e aperta novamente ctrl + c).

mas valeu as dicas

1. O Ctrl + / faz a mesma coisa, mas no do Ctrl + K Ctrl + C, eu seguro o Ctrl apertado no processo, se não tá rolando ai, o atalho pode estar com outra configuração, ai tem que olhar nas configs de atalho do VS Code, como ele é personalizável, pode estar diferente. De qualquer forma, como o Ctrl + / faz a mesma coisa, eu tenho o costume de usar ele, é mais prático.

2. Em resposta amatheuszarpellon:
                    Grasiele Tinoco @grasieletinoco
                      2023-11-05 06:15:17.629Z

Gostei das dicas!

1. V
                        Em resposta amatheuszarpellon:

Mandou bem, Matheus! Acho que são os atalhos mais úteis do VS Code e com certeza vão facilitar muito!

@Grasiele
                            2023-11-10 18:03:47.037Z

Ótimo!!!!