Resumo sobre Arrays, Matrizes e métodos de arrays.
1. Array: Um array é como uma caixa com várias gavetas, onde cada gaveta pode conter algum valor (número, texto, objeto, etc.). É como ter uma coleção de coisas organizadas. Por exemplo, um array de frutas pode conter maçãs, bananas e laranjas.
2. Matriz: Uma matriz é como um array de duas dimensões, como uma tabela com linhas e colunas. Em vez de apenas ter gavetas, você tem gavetas dentro de gavetas. É útil para organizar dados em uma grade. Pode ser usado para coisas como uma planilha, onde você tem valores em linhas e colunas.
Diferenças: A principal diferença é a dimensionalidade. Um array é unidimensional, enquanto uma matriz é bidimensional, ou seja, uma matriz contém arrays dentro dela. Além disso, um array é uma lista simples, enquanto uma matriz tem uma estrutura de grade.
Métodos de Arrays: Os métodos de arrays são como ferramentas que você pode usar para trabalhar com os elementos dentro de um array. Alguns exemplos de métodos de arrays incluem:
- push: Adiciona um elemento ao final do array.
- pop: Remove o último elemento do array.
- shift: Remove o primeiro elemento do array.
- unshift: Adiciona um elemento no início do array.
- length: Retorna o número de elementos no array.
- forEach: Executa uma função em cada elemento do array.
- filter: Cria um novo array com elementos que atendem a uma condição.
- map: Cria um novo array transformando cada elemento com uma função.
- slice: Cria um novo array copiando uma parte do array original.
- join: Converte os elementos do array em uma string, separados por um separador.
Batendo o martelo: um array é uma lista simples, uma matriz é como uma tabela e os métodos de arrays são ferramentas úteis para lidar com os elementos em um array, seja para adicionar, remover, filtrar ou transformar dados.
- PPétrus Teixeira @Petrus_Goncalves
Excelente explicação. Como complemento, vou deixar um exemplo prático de onde poderia se utilizar um array. Pois vejo que é o que muitas pessoas costumam se perguntar, onde se aplica na prática os conceitos que aprendemos.
Imagina uma escola que tenha uma lista de alunos matriculados no início do ano. Todos os nomes dos alunos vão para um array 'nomes_2023', por exemplo.
E por ser obrigatória a rematrícula, no início do ano que vem, eles constroem um novo array 'nomes_2024' e cadastram um novo conjunto de alunos.Após fazerem isso, eles podem simplesmente construir um novo array pegando a diferença entre 'nomes_2024' - 'nomes_2023', isso com um laço for e retornando os valores diferentes, tendo uma relação de todos os alunos que saíram, desistiram e etc.
for (j = 0; j < nomes_2023.length; j++){ for (i = 0; i < nomes_2024.length; i++){ if (nomes_2023[ j ] == nomes_2024[ i ]{ contador += 1; aux = nomes_2024[ i ]; } } if(contador < 1){ nomes_novos.push(aux); } }Seria mais ou menos essa lógica mas, claro que está apenas um esboço do código. Poderia haver problemas de formatação, o aluno ser gravado como 'Pétrus Teixeira' em 'nomes_2023' e como 'petrus teixeira' no 'nomes_2024', e mesmo sendo o mesmo aluno, não iria ser entendido como uma igualdade dentro dos laços for. Mas como é só um exemplo, deixei desse modo apenas para entendimento dos demais.
Obs: Não dá pra indentar o código aqui no fórum hahahaha.
E na prática, caso seja feito de uma forma mais eficiente, o array de fato só seria construído uma única vez. Pois nas rematrículas, a escola apenas iria conferir de o nome do aluno estava no array antigo, e caso estivesse, só preencheria alguma lacuna de 'status' como 'ok', por exemplo.
José Everton da Silva @EvertonMuito bom!!! Ah, deixo uma dica pra indentar o código:
Basta clicar nesse </>
Ou caso saiba markdown, só colocar entre crases:
(``` codigo ```)- PPétrus Teixeira @Petrus_Goncalves
Pronto, editei lá. Valeu
Em resposta aEverton⬆:Lanival Junior @lanivaljuniorMuito bom, obrigado por compartilhar, ficou bem fácil de entender.
Em resposta aEverton⬆:Brenda Azevedo @brendaazevedoExplicações excelentes que me ajudaram a compreender um pouco mais, obrigada por compartilharem!