Iniciando no JavaScript - Dicas Parte 1
Estou estudando JavaScript e resolvi fazer alguns resumos do livro: Estrutura de dados e algoritmos com JavaScript Autora: Loiane Groner
São anotações pessoais minhas, e que vou compartilhar com vocês da comunidade SharpCoders
#Part - 1
O JAVASCRIPT
JavaScript é a principal linguagem da web hoje, porque os navegadores entendem de modo nativo, sem a necessidade de instalação de qualquer outro plugin.
JavaScript deixou de ser simplesmente a linguagem do front end, ela está presente no servidor com o (Node.JS) e também no banco de dados com o (MongoDB), e em outros dispositivos, como nos dispositivos móveis e em dispositivos embarcados e também na famosa Iot(Internet das Coisas).
Como dito logo a cima o JavaScript pode ser utilizado de várias formas, para dispositivos móveis podemos utilizar o Apache Cordova
disponível em (https://cordova.apache.org) utilizando HTML, CSS E JavaScript esse framework permiti gerar um arquivo APK(Android) e IPA(iOS).
Podemos escrever aplicações desktop também utilizando o Electron disponível em(https://electron.atom.io) é compatível com Windows, Linux e Mac OS.
ESTRUTURA DE DADOS E ALGORITMOS
Aqui vai um dica de ouro, conhecer estruturas de dados e algoritmos não é só para programadores back end ou para linguagens como C, C# ,Java e etc.
Precisamos aprender algoritmos e estrutura de dados pelo fato de eles serem capazes de resolver a maioria dos nossos problemas de modo eficiente.
Isso fará a diferença na qualidade do código e no desempenho se você escolher a estrutura de dados ou o algoritmo correto.
Empresas como Google, Microsoft, Amazon entre outras, estrutura de dados e algoritmos fazem parte das perguntas técnicas das entrevistas.
Antes de entrar no assunto de Estrutura de dados e Algoritmos com JavaScript vamos revisar alguns assuntos básicos da linguagem:
VARIÁVEIS
Servem para armazenar dados que podem ser definidos, atualizados e recuperados sempre que for necessário.