Iniciando no JavaScript - Dicas Parte 1
Estou estudando JavaScript e resolvi fazer alguns resumos do livro: Estrutura de dados e algoritmos com JavaScript Autora: Loiane Groner
São anotações pessoais minhas, e que vou compartilhar com vocês da comunidade SharpCoders
#Part - 1
O JAVASCRIPT
JavaScript é a principal linguagem da web hoje, porque os navegadores entendem de modo nativo, sem a necessidade de instalação de qualquer outro plugin.
JavaScript deixou de ser simplesmente a linguagem do front end, ela está presente no servidor com o (Node.JS) e também no banco de dados com o (MongoDB), e em outros dispositivos, como nos dispositivos móveis e em dispositivos embarcados e também na famosa Iot(Internet das Coisas).
Como dito logo a cima o JavaScript pode ser utilizado de várias formas, para dispositivos móveis podemos utilizar o Apache Cordova
disponível em (https://cordova.apache.org) utilizando HTML, CSS E JavaScript esse framework permiti gerar um arquivo APK(Android) e IPA(iOS).
Podemos escrever aplicações desktop também utilizando o Electron disponível em(https://electron.atom.io) é compatível com Windows, Linux e Mac OS.
ESTRUTURA DE DADOS E ALGORITMOS
Aqui vai um dica de ouro, conhecer estruturas de dados e algoritmos não é só para programadores back end ou para linguagens como C, C# ,Java e etc.
Precisamos aprender algoritmos e estrutura de dados pelo fato de eles serem capazes de resolver a maioria dos nossos problemas de modo eficiente.
Isso fará a diferença na qualidade do código e no desempenho se você escolher a estrutura de dados ou o algoritmo correto.
Empresas como Google, Microsoft, Amazon entre outras, estrutura de dados e algoritmos fazem parte das perguntas técnicas das entrevistas.
Antes de entrar no assunto de Estrutura de dados e Algoritmos com JavaScript vamos revisar alguns assuntos básicos da linguagem:
VARIÁVEIS
Servem para armazenar dados que podem ser definidos, atualizados e recuperados sempre que for necessário.
Todos os valores declarados têm um tipo.
No JavaScript os tipos disponíveis são esses:
number(número)
string(cadeia de caracteres)
boolean(true ou false)
undefined(indefinido)
null(nulo)
function(função)
também temos arrays, datas e expressões regulares
IMPORTANTE: Apesar de termos diferentes tipos de variáveis, o JavaScript não é uma linguagem fortemente tipada, por exemplo:
let a = 1
let b ="aqui uma string qualquer";
Podemos atribuir dessa forma: a = b e diferente de outras linguagens fortemente tipadas que retornariam um erro ao fazer esse tipo de atribuição,
o JavaScript aceita sem apresentar erros, se dermos um:
a=b
console.log(a)
o resultado seria = "aqui uma string qualquer".
Diferente de uma linguagem tipada que para declarar uma variável precisamos informar o tipo da variável antes de atribuir um valor ou utiliza-la.
Para declara uma variável em JavaScript não precisamos declarar o seu tipo, nós fazemos da seguinte forma:
var num = 1; (palavra reservada var).
let price=1.5(palavra reservada (let)).
let nome= "Marcus Vogado" (Ao utilizar("") o JavaScript já identifica nossa variável como string).
let bol = true (Boolean).
let nullVar= null (nula).
let und; (undefined o valor não foi iniciado ela está aguardando para ser utilizada).
Utilizamos a palavra reservada "const" para dizer que aquele valor não pode ser alterado.
const frase = "Aprendendo um pouco mais de JavaScript com Marcus Vogado";
se eu tentar atribuir outra frase para essa mesma variável...
frase="Tentei mudar" : erro o valor não pode ser alterado pois essa variável é uma constante.
ESCOPO GLOBAL E ESCOPO LOCAL
Cuidado com o uso de variável de escopo global e de escopo local.
Escopo quer dizer o local onde a variável pode ser acessada vamos aos exemplos:
Escopo global:
let minhaVariavel = "Global";
Declarei uma variável dentro do meu escopo Global ou seja ela não está dentro de nenhuma Function(), então eu posso acessa-las de qualquer lugar do meu código.
Escopo local:
function minhaFuncao(){
let minhaVariavel = "Local";
return minhaVariavel;
}
Repare que declarei o mesmo nome da variável dentro da minha função.
Vamos imprimir na tela:
console.log(minhaVariavel);
console.log(minhaFuncao());
este será o resultado:
"Global"
"Local"
vou utilizar outro exemplo para ficar mais claro agora:
Uma variável local não consegue ser acessada dentro do escopo "Global" mas a de escopo global consegue ser acessada dentro de um escopo "Local"
Global:
let nomePessoa = "Marcus Vogado"
Declarei uma função que recebe uma string(nome) como parâmetro.
function comprimentar(nome){
return `Olá ${nome} `
}
console.log(comprimentar(nomePessoa))
resultado:
"Olá Marcus Vogado"
Aqui utilizamos uma variável de escopo global dentro de uma função.
vamos a outro exemplo:
function nomeLocal(){
let nomeLocal = "Marcus Vogado"
}
console.log(nomeLocal) X erro "nomelocal is not defined"
Pois a minha variável nomeLocal só está declarada entro da função (nomeLocal) para poder utiliza-la eu teria utilizar o primeiro método que foi passado como exemplo e fazer a chamada da função e não da variável.
Por hoje é só, darei continuidade no próximo tópico.
Christian Amsberg Janner @calemaoMuito interessante o seu conteúdo! Me ajudou muito nos meus estudos!