No internet connection
  1. Home
  2. Git e GitHub

Vídeos sobre Git

Por Débora Barbosa @deborabarbosa
    2023-06-30 14:16:26.505Z2023-06-30 14:29:00.382Z

Oi, gente! Na livehelp do dia 29 de junho de 2023, a Lari deu a dica de estudar um pouco sobre Git e Github então vim compartilhar alguns materiais que eu uso.

Primeiro vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2alg7MQ6_sI&ab_channel=Rocketseat
    Segundo vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DqTITcMq68k&ab_channel=RafaellaBallerini
    Documentação: https://git-scm.com/docs

Todos esses materiais são gratuitos. Também existem muitos cursos na udemy, mas são pagos. Eu estou fazendo o curso "Git Completo: Do Básico ao Avançado" do Gabriel Ferrari Ceron, é um curso bastante prático.

• 7 respostas
    1. Karine Barbosa Farias @KarineBF
        2023-07-03 12:03:19.839Z

Muito legal! O meu primeiro contato com Git e GitHub foi com o curso do Guanabara, é bem iniciante, mas me ajudou muito a entender sobre eles no início. Vou deixar o link caso alguém queira estudar com ele:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLHz_AreHm4dm7ZULPAmadvNhH6vk9oNZA

1. Ana Karolina Souza @anakarolina
            2023-07-03 13:43:33.160Z

Eu também aprendi com ele, acho a didática dele excelente pra quem está iniciando.

• Em resposta adeborabarbosa:
            @Grasiele
              2023-07-01 11:36:52.657Z

Alguns comandos git

1. git init: Quando você começa um projeto novo, você pode usar o Git para ajudá-lo a controlar as diferentes versões dos arquivos que você está criando. O comando "git init" é como um botão de "iniciar" para o Git, e diz ao Git que você vai começar a acompanhar as mudanças em seus arquivos.

2. git clone: Às vezes, você pode querer trabalhar em um projeto que outra pessoa já começou. Para fazer isso, você pode usar o comando "git clone" para fazer uma cópia do projeto no seu próprio computador. É como se você estivesse copiando um desenho ou um livro que outra pessoa fez.

3. git add: Quando você cria um novo arquivo ou faz mudanças em um arquivo existente, você precisa contar ao Git que deseja que essas mudanças sejam registradas. Você pode fazer isso usando o comando "git add". É como se você estivesse dizendo ao Git: "Ei, preste atenção nesta parte do meu trabalho!".

4. git commit: Depois de adicionar as mudanças que você fez, você pode "salvar" essas mudanças no Git usando o comando "git commit". É como se você estivesse tirando uma foto do seu trabalho e dando a ela um nome.

5. git push: Quando você quiser compartilhar seu trabalho com outras pessoas, você pode usar o comando "git push" para enviar suas mudanças para um site como o GitHub. É como se você estivesse colocando sua foto em uma galeria de arte para que outras pessoas pudessem ver.

6. git pull: Se outras pessoas fizerem mudanças no projeto enquanto você estiver trabalhando nele, você pode usar o comando "git pull" para trazer essas mudanças para o seu próprio computador. É como se você estivesse pegando uma nova página de um livro para continuar lendo.

7. git status: Às vezes, você pode esquecer se adicionou suas mudanças ou se as salvou corretamente. O comando "git status" pode ajudá-lo a verificar o status de seus arquivos e ver quais mudanças foram adicionadas e quais ainda precisam ser adicionadas. É como se você estivesse perguntando ao Git: "O que você está vendo aqui?".

8. git branch: Às vezes, você pode querer criar uma versão diferente de seu projeto para experimentar coisas novas. O comando "git branch" permite criar ramos diferentes (ou "branches") de seu projeto. É como se você estivesse criando um livro com muitos finais diferentes.

9. git checkout: Quando você criar um novo branch, pode alternar entre os diferentes ramos usando o comando "git checkout". É como se você estivesse mudando para uma página diferente do seu livro.

10. git merge: Depois de trabalhar em diferentes branches, você pode querer trazer as mudanças de um branch para outro. O comando "git merge" permite combinar as mudanças de diferentes branches em um único branch. É como se você estivesse juntando duas páginas diferentes do seu livro.

1. P
                Em resposta adeborabarbosa:
                Priscila Zaidel @PriscilaZ
                  2023-06-30 17:12:26.622Z

Obrigada Débora, vou dar uma olhada!

1. @Grasiele
                      2023-07-01 11:36:40.827Z

Muito bommmm!!!! Obrigada

• Em resposta adeborabarbosa:
                      lira gabriella soares nunes @lira
                        2023-06-30 17:24:32.785Z

que legal!! obrigada pelas dicas. <3