Git Commits para ajudar na revisão e entendimento
Olá, turma c#!
O hábito de sempre "comitar" importantes alterações no seu código, mesmo que pequenas, pode te ajudar na revisão para fixação como também para se obter melhor entendimento sobre suas alterações.
Isso é ainda mais legal quando se está aprendendo algo novo.
No meu caso tem me ajudado bastante na construção da "Calculadora".
Estou fazendo um projeto guiado pelo prof. Matheus Battisti, e tenho comitado cada alteração com nomes os mais claros possíveis. Dessa forma consigo entender melhor cada passo importante naquele código.
Postei um print dos commits que fiz como exemplo, então às vezes volto nessa tela para revisar o fluxo de construção, o porquê fiz aquilo.
Ah, muitos commits também deixarão o seu Github mais bonito e profissional para os recrutadores!
Espero ter te incentivado a fazer mais git commit -m "...", e gostaria muito de saber como o Git tem te ajudado.
Vídeo da Calculadora: https://www.youtube.com/watch?v=KCfaPZ2t2yA&t=1672s&ab_channel=MatheusBattisti-HoradeCodar
Obrigado pela atenção. Qualquer coisa pode me chamar lá no Disco, tmj
Larissa Leal @LariLealEu não tinha o habito de comitar, mas nesses últimos dias percebi a necessidade e agora commito tudo. A cada etapa de um projeto vou comitando para mais tarde releembrar o que foi feito e como foi feito, facilita muito para estudar e ao criar novos projetos também!
- VVinicius Matos de Mendonça @viniciusmdmendonca
Faço de suas palavras, minhas! Eu não conseguiria resumir tão bem assim! kkkk
Em resposta aviniciusmdmendonca⬆:Carolina Castilhos @carolinacastilhosAdorei, Vinicius! Esses dias parei para ler um pouco sobre isso, pois faço diversos commits dos meus projetos. Estava pensando sobre como nomeá-los da melhor forma possível, quando é interessante commitar, enfim, estava pensando numa estrutura legal e organizada, sabe? obrigada por trazer isto aqui. Tu e o @thiagonebuloni ! Pq ele trouxe um link bem interessante também sobre as palavras chaves para se usar.
Vdd, Carolina. Estive lendo o conteúdo do site que @thiagonebuloni trouxe e sinceramente não fazia ideia daquelas dicas, ajuda bastante na organização, profissionalização do código.
Show!
- TEm resposta aviniciusmdmendonca⬆:Thiago Nebuloni @thiagonebuloni
Muito bom Vinícius!
Costumo commitar sempre que faço alguma alteração ou avanço importante, e geralmente quando o código está funcional. Enquanto ele está quebrado, ou não consegui implementar o que queria não costumo commitar. Penso que assim meus commits serão sempre de códigos funcionais.
Isso considerando um código pequeno como os projetos que estamos fazendo. Não sei quanto a códigos maiores e que estejam em produção.Vou aproveitar para deixar um post do Tabnews que encontrei esses dias sobre commits semânticos, palavras chaves para organizar os commits e ajudar na identificação.
https://www.tabnews.com.br/JeanJr/guia-de-bolso-para-commits-semanticos
Não conhecia esse site nem essas dicas pro de commits, valew demais!
- TThiago Nebuloni @thiagonebuloni
O site é um projeto do Filipe Deschamps pra fomentar a troca da comunidade dev. Ele tem um canal no YouTube e uma newsletter bem famosos, mas sobre temas menos técnicos. É bacana de acompanhar.
Mas o tabnews mesmo eu conhecia só o projeto quando ele estava planejando, comecei a usar agora só. Parece bem interessante, quase um Reddit dev kkkk
Sério?! Eu conheço o Felipe pelo YouTube e newsletter, mas não sabia do site com esse intuito, muito massa. Parece mesmo com um Reddit da vida kkkk
Já fiz conta lá e comecei a usar. Inclusive aprendi esta parada top no JS:
Thanks again, brother!
Em resposta aviniciusmdmendonca⬆:André Filipe @andresantosFarei mais commits. Fica melhor mesmo.