No internet connection
  1. Home
  2. Dúvidas Gerais

CLEAN CODE: Boas Práticas de Programação?

Por Hebert Almeida Rocha @HebertRocha
    2023-01-11 12:38:27.817Z

Livro sobre Clean Code

Já vou começar este artigo indicando o livro: “Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship” estou indicando mesmo sem ler kkkkk, mas já ouvi muita gente falando desse livro, se não me engano até o Professor Hugo já falou, então estou indicando!!!

Link para compra do Livro

O que é Clean Code (código limpo)?

Clean Code, ou código limpo, na tradução direta, é um termo que se refere a filosofia de desenvolvimento de códigos simples e objetivos. Então basicamente fazer um limpeza no seu codigo, deixando ele mais legível, e menor tirando ou diminuindo alguns partes do codigo desnecessárias.

O foco é o ganho de produtividade, reutilização e melhoria dos códigos, afinal, um das coisas que mais atrasam o desenvolvimento de software está exatamente na manutenção das aplicações.

Fazer a limpeza de um código não e tão fácil mas e necessário! Trocar o nome de uma variável por um melhor, converter funções grandes que fazem várias coisas para funções pequenas que fazem uma única tarefa, diminuir a complexidade do código reduzindo as regras condicionais if que ele possui, eliminar código duplicado e etc… Essas são algumas das coisas que podemos fazer para aplicar o conceito de clean code em nossos códigos.

Porque devo usar Clean Code e por que ele é importante?

Se tu for ver quanto melhor a qualidade de um codigo melhor e a produtividade de um programador, por que ele não vai ter que ficar lendo o codigo todo para poder entender alguma situação, o codigo se torna auto explicativo. Por isso, realizar a manutenção de um software é bem mais complicado do que desenvolver um do início

A realidade e que os programadores passam a maior parte do tempo lendo e entendo o código do que programando, isso por que não da pra sair programando sem entender primeiro o que o codigo faz, e se o codigo e bem escrito e limpo, esse entendimento se tornar bem mais fácil, tornando o trabalho mais produtivo e rápido.

Princípios de Clean Code?

Vamos pontuar aqui o que um Clean Code deve ser, e suas principais características:

• Simples e direto: Ele tem que ser simples e direto, o código bem escrito deve ter o mínimo de complexidade possível, para que possa ser facilmente depurado e compreendido.
    • Eficiente: um código é programado para atender a algum objetivo específico, então procure ver se ele funcionará conforme o seu proposito.
    • Sem Ambiguidade: Tente repetir o mínimo de código possivel na sua aplicação, se você já o inseriu em algum lugar no código-fonte, ele não deve ser implementado novamente.
    • Elegante: Bjarne Stroustrup, inventor do C++, diz que gosta dos seus códigos elegantes e que, quando você o lê, deve se sentir feliz. A ideia da elegância é tornar o código diferente dos demais.
    • Atenção aos detalhes: o programador deve sempre criar um código de forma cuidadosa, já que um código mal escrito desde o início impactará em sua manutenção, trazendo grandes prejuízos e lentidão para entendê-lo.
    • Atenção aos comentários: comente o mínimo possível em seu código. O código já deve ser claro o suficiente para não necessitar de comentários. Caso necessite, tente comentar o mínimo possível.

Testes

Diante dessas características a cima é sempre importante se lembrar que o código escrito por você passará, provavelmente, por manutenções e refatoração. O código só será considerado limpo mesmo se passar pelos testes.

Ao criar um software, é preciso garantir que cada linha seja validada, e que ele mantenha-se funcionando, mesmo aplicando o Clean Code.

Como escrever um bom código?

• Defina bons nomes: o nome é essencial para o código ele deve ser direto e representar bem o que significa, mesmo que seja necessário usar um nome extenso, use nomes claros, para que não haja mais confusão, nomes bons dispensam o uso de comentários.
    • Nomes de Classes: evite palavras conflitantes com os componentes da linguagem e use substantivos em vez de verbos.
    • Nomes de Métodos: devem sem bem claros na intenção do desenvolvedor, como “ExcluirPagina”.
    • TDD: volto a repetir é preciso testar tudo, o tempo todo, para evitar erros, e caso haja erros e preciso garantir formas de tratá-lo, ou seja teste tudo e valide os erros!
    • Formatação: cuide da formatação e da indentação do código para melhorar sua legibilidade.
    • Pacote ou package: categorize os códigos em pastas(pacotes) para que fiquem mais organizados e elegantes.

E isso galera, vale dar mais umas pesquisadas sobre Clen Code, inclusive deixarei alguns video abaixo para vocês verem sobre:

Clean Code - Vídeo 1

Clean Code - Vídeo 2

Clean Code - Vídeo 3

Clean Code - Vídeo 4

Se gostou do post de um like e comente ai es já sabia sobre o Clean Code, e se você vai começar a utilizar….

• 13 respostas
    1. Natasha Lima @natashalima
        2023-01-11 12:46:32.696Z

Oi Hebert, eu estava pensando nesse livro agora kkkk eu tenho link do livro em um repositório, será que posso colocar aqui ?

1. André Filipe @andresantos
            2023-01-12 01:43:41.227Z

Obrigado, Natasha. Você é uma amiga!

2023-01-12 18:05:12.137Z

de nada! kkkkk

• Em resposta anatashalima:
                Hebert Almeida Rocha @HebertRocha
                  2023-01-11 14:01:56.986Z

Oi Natasha, pode colocar o link ai sim, sem problemas, pra quem não consegue comprar o livro isso daí e ótimo.

2023-01-11 14:04:52.177Z

Então vou deixar aqui como resposta, coloquei o link do drive em um repositório no GitHub, segue o link: https://github.com/NatashaLima/CleanCode/tree/main

1. Lucas Ferreira @lksferreira
                          2023-01-11 22:13:01.134Z

Nossa, se você soubesse o quanto procurei por isso, hahaha Obrigado por compartilhar

2023-01-12 18:05:01.002Z

Eu procurei muito também mdsss, todo mundo falava desse livro que eu fui até o fim do mundo pra achar kkkk

2. Em resposta aHebertRocha:
                        Gabriele Martins Pereira @gabi.mp
                          2023-01-11 15:20:20.791Z

Muito bom seu resumo! Irá ajudar muitooo! Parabéns!

1. Em resposta aHebertRocha:

Obrigada Hebert!

Eu já estava querendo saber mais sobre isso, por que acho importante começar desde cedo a botar em pratica os princípios do clean code para ao longo do tempo, conforme os meus códigos forem ficando complexos, eu conseguir manter ele realmente limpo hahaha

Marco Sousa @marcosousa
                                2023-01-11 21:18:07.451Z

Muito bem feito, mano. Vai ajudar muito esse resumão! é uma leitura "pesada" mas não tem boa prática melhor! Recomendo ler mas não se perder nele kkkkk. Um abraço.

Larissa Leal @LariLeal
                                    2023-01-11 21:34:08.207Z

Muito bacana esse resumo, dizem que não é uma indicação para quem esta começando, mas o aspecto central acho que é algo de extrema importância. Esse livro esta sempre caro, mas já vi uma galera mandando lá no whatsapp a versão em pdf, acho que se alguém quiser é só pedir lá que mandam dnovo :)

1. I
                                      Em resposta aHebertRocha:
                                      Ítalo Baracho @italobaracho
                                        2023-01-12 03:42:37.879Z

Vou comprar um livro físico que estão recomendando com esse nome ai "Clean Code"

Bruno Coelho @BrunoCoelho
                                            2023-01-12 11:23:57.486Z

Muito bom Hebert! Ótimo resumo...vai contribuir bastante.