CLEAN CODE: Boas Práticas de Programação?
Livro sobre Clean Code
Já vou começar este artigo indicando o livro: “Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship” estou indicando mesmo sem ler kkkkk, mas já ouvi muita gente falando desse livro, se não me engano até o Professor Hugo já falou, então estou indicando!!!
O que é Clean Code (código limpo)?
Clean Code, ou código limpo, na tradução direta, é um termo que se refere a filosofia de desenvolvimento de códigos simples e objetivos. Então basicamente fazer um limpeza no seu codigo, deixando ele mais legível, e menor tirando ou diminuindo alguns partes do codigo desnecessárias.
O foco é o ganho de produtividade, reutilização e melhoria dos códigos, afinal, um das coisas que mais atrasam o desenvolvimento de software está exatamente na manutenção das aplicações.
Fazer a limpeza de um código não e tão fácil mas e necessário! Trocar o nome de uma variável por um melhor, converter funções grandes que fazem várias coisas para funções pequenas que fazem uma única tarefa, diminuir a complexidade do código reduzindo as regras condicionais if que ele possui, eliminar código duplicado e etc… Essas são algumas das coisas que podemos fazer para aplicar o conceito de clean code em nossos códigos.
Porque devo usar Clean Code e por que ele é importante?
Se tu for ver quanto melhor a qualidade de um codigo melhor e a produtividade de um programador, por que ele não vai ter que ficar lendo o codigo todo para poder entender alguma situação, o codigo se torna auto explicativo. Por isso, realizar a manutenção de um software é bem mais complicado do que desenvolver um do início
A realidade e que os programadores passam a maior parte do tempo lendo e entendo o código do que programando, isso por que não da pra sair programando sem entender primeiro o que o codigo faz, e se o codigo e bem escrito e limpo, esse entendimento se tornar bem mais fácil, tornando o trabalho mais produtivo e rápido.
Princípios de Clean Code?
Vamos pontuar aqui o que um Clean Code deve ser, e suas principais características:
- Simples e direto: Ele tem que ser simples e direto, o código bem escrito deve ter o mínimo de complexidade possível, para que possa ser facilmente depurado e compreendido.
- Eficiente: um código é programado para atender a algum objetivo específico, então procure ver se ele funcionará conforme o seu proposito.
- Sem Ambiguidade: Tente repetir o mínimo de código possivel na sua aplicação, se você já o inseriu em algum lugar no código-fonte, ele não deve ser implementado novamente.
- Elegante: Bjarne Stroustrup, inventor do C++, diz que gosta dos seus códigos elegantes e que, quando você o lê, deve se sentir feliz. A ideia da elegância é tornar o código diferente dos demais.
- Atenção aos detalhes: o programador deve sempre criar um código de forma cuidadosa, já que um código mal escrito desde o início impactará em sua manutenção, trazendo grandes prejuízos e lentidão para entendê-lo.
- Atenção aos comentários: comente o mínimo possível em seu código. O código já deve ser claro o suficiente para não necessitar de comentários. Caso necessite, tente comentar o mínimo possível.
Testes
Diante dessas características a cima é sempre importante se lembrar que o código escrito por você passará, provavelmente, por manutenções e refatoração. O código só será considerado limpo mesmo se passar pelos testes.
Ao criar um software, é preciso garantir que cada linha seja validada, e que ele mantenha-se funcionando, mesmo aplicando o Clean Code.
Como escrever um bom código?
- Defina bons nomes: o nome é essencial para o código ele deve ser direto e representar bem o que significa, mesmo que seja necessário usar um nome extenso, use nomes claros, para que não haja mais confusão, nomes bons dispensam o uso de comentários.
- Nomes de Classes: evite palavras conflitantes com os componentes da linguagem e use substantivos em vez de verbos.
- Nomes de Métodos: devem sem bem claros na intenção do desenvolvedor, como “ExcluirPagina”.
- TDD: volto a repetir é preciso testar tudo, o tempo todo, para evitar erros, e caso haja erros e preciso garantir formas de tratá-lo, ou seja teste tudo e valide os erros!
- Formatação: cuide da formatação e da indentação do código para melhorar sua legibilidade.
- Pacote ou package: categorize os códigos em pastas(pacotes) para que fiquem mais organizados e elegantes.
E isso galera, vale dar mais umas pesquisadas sobre Clen Code, inclusive deixarei alguns video abaixo para vocês verem sobre:
Se gostou do post de um like e comente ai es já sabia sobre o Clean Code, e se você vai começar a utilizar….
Natasha Lima @natashalimaOi Hebert, eu estava pensando nesse livro agora kkkk eu tenho link do livro em um repositório, será que posso colocar aqui ?
André Filipe @andresantosObrigado, Natasha. Você é uma amiga!
Natasha Lima @natashalimade nada! kkkkk
- Em resposta anatashalima⬆:
Hebert Almeida Rocha @HebertRochaOi Natasha, pode colocar o link ai sim, sem problemas, pra quem não consegue comprar o livro isso daí e ótimo.
Natasha Lima @natashalimaEntão vou deixar aqui como resposta, coloquei o link do drive em um repositório no GitHub, segue o link: https://github.com/NatashaLima/CleanCode/tree/main
Lucas Ferreira @lksferreiraNossa, se você soubesse o quanto procurei por isso, hahaha Obrigado por compartilhar
Natasha Lima @natashalimaEu procurei muito também mdsss, todo mundo falava desse livro que eu fui até o fim do mundo pra achar kkkk
Em resposta aHebertRocha⬆:Gabriele Martins Pereira @gabi.mpMuito bom seu resumo! Irá ajudar muitooo! Parabéns!
Em resposta aHebertRocha⬆:Carolina Castilhos @carolinacastilhosObrigada Hebert!
Eu já estava querendo saber mais sobre isso, por que acho importante começar desde cedo a botar em pratica os princípios do clean code para ao longo do tempo, conforme os meus códigos forem ficando complexos, eu conseguir manter ele realmente limpo hahaha
Em resposta aHebertRocha⬆:Marco Sousa @marcosousaMuito bem feito, mano. Vai ajudar muito esse resumão! é uma leitura "pesada" mas não tem boa prática melhor! Recomendo ler mas não se perder nele kkkkk. Um abraço.
Em resposta aHebertRocha⬆:Larissa Leal @LariLealMuito bacana esse resumo, dizem que não é uma indicação para quem esta começando, mas o aspecto central acho que é algo de extrema importância. Esse livro esta sempre caro, mas já vi uma galera mandando lá no whatsapp a versão em pdf, acho que se alguém quiser é só pedir lá que mandam dnovo :)
- IEm resposta aHebertRocha⬆:Ítalo Baracho @italobaracho
Vou comprar um livro físico que estão recomendando com esse nome ai "Clean Code"
Em resposta aHebertRocha⬆:Bruno Coelho @BrunoCoelhoMuito bom Hebert! Ótimo resumo...vai contribuir bastante.