Cola básica para usar o GIT e GITHUB pela primeira vez
Olá pessoal,
Eu fiz uma colinha pra poder usar o GIT e GITHUB pela primeira vez. Me ajudou nesse início de entrega do projeto bytebank, e vou aprofundar mais nos outros comandos depois.
Segue os passos:
Depois de baixar e configurar o GIT...
1- criar a pasta com o arquivo do código em questão no computador local (se já não tiver criada)
2- abrir o git bash na pasta do projeto
3- escrever git init para inicializar
4- escrever git status para ver os arquivos e a mensagem de como tá (aparece em vermelho os arquivos to include to be commited)
5- escrever git add . para adicionar os arquivos para a fila de commitagem
6- escrever git status novamente para ver os arquivos e a mensagem de como tá (se deu certo, vai aparecer em verde changes to be commited)
7- escrever git commit -m "mensagem da alteração do commit"
8- escrever git status novamente pra ver se o commit deu certo
Agora, se for a primeira vez que vai mandar para o GITHUB, tem que fazer os passos abaixo
9- criar o repositório no github para o nosso código/projeto
10- escrever git remote add origin linkDoRepositorioDoGithub para conectar o seu git com o github
Sendo a primeira vez ou não, agora tem que seguir normalmente os próximos passos para mandar os arquivos locais para o GITHUB
10- escrever git push -u origin main
10.1- atenção para ver se tá na branch certa... se não, tem que ajustar antes no seu GIT do computador local. No caso de no seu aparecer master e querer colocar na main, escrever git branch -m master main
11- escrever git log para ver se o commit deu certo
12- ir no seu github para ver se aparecem os arquivos lá
e PRONTO!
Se alguem tiver uma dica ou sugerir fazer algo a mais ou a menos, passa aí por favor!
vlw!
Iuri R.
Carolina Castilhos @carolinacastilhosAdorei Iuri! Obrigada!!
Eu aproveito para adicionar duas coisas que foram importantes para mim que eu também deixei na minha colinha:
1) o comando git branch -M "main", que não entendi muito bem se seria a mesma função do comando que tu descreveu acima git branch -m master main, para mudança do nome da branch que estou. Neste caso, estou mudando o nome da branch para main. Uso ela para mudar o nome da minha branch master antes de fazer o primeiro push para o repositório remoto (GitHub), pois eles modificaram o nome da branch principal deles para main, para assim não haver a criação de uma segunda branch com nome master por lá e meu código ir parar nessa branch secundária.
2) no terminal os atalhos do teclado ctrl + c e ctrl + v para copiar e colar não funcionam para adicionarmos o link do repositório remoto. Usamos ao invés disto, os comandos ctrl + insert para copiar e shift + insert para colar. Eu quebrei muuuuito a cabeça com isso na primeira vez que fui adicionar o link do repositório hahahah
- IIuri Rezende @iurizada
booa Carol! muito obrigado pelas dicas! A do copiar e colar vai salvar bastante! kkkk
- Em resposta acarolinacastilhos⬆:
Lettycia Cristina @lettyciacristinaNossa Carol, essa dica de copiar e colar vai me salvar kkk quebrei a cabeça nessa parte no terminal ! Obrigadaa, já irei anotar aqui.
- Em resposta acarolinacastilhos⬆:
Bruno Coelho @BrunoCoelhoBoa complementação Carol! Já add aqui na "colinha" do Iuri ehhe.
Em resposta aiurizada⬆:Mattheus Henrique @MattheusHenriqueTer uma cola dessa é sempre útil mesmo, muito bom !
Além dos comandos acima também podem ser úteis:
git checkout -> Para trabalhar em uma branch, primeiro, é preciso "entrar" nela. Usamos git checkout, na maioria dos casos, para trocar de uma branch para outra. Também podemos usar o comando para fazer o checkout de arquivos e commits.git revert ->Às vezes, precisamos desfazer as alterações que fizemos. Existem várias maneiras de se desfazer as alterações em nosso espaço de trabalho local ou remotamente (dependendo do que você necessita), mas devemos usar esses comandos com cuidado para evitar exclusões indesejadas.
git merge -> Quando você concluir o desenvolvimento em sua branch e quando tudo funcionar bem, a etapa final é fazer o merge (mesclar ou unir, em português) da branch com a branch pai (dev ou master/main, em geral).
- IIuri Rezende @iurizada
Obrigado pelas dicas Mattheus! não conhecia esses ainda... quanto ao revert, ficar atento né? hahaha
Em resposta aiurizada⬆:Letícia @Leticia_CMuito obrigada Iuri. A explicação ficou mais completa do que minha anotação no notion ksksk!
Certamente vou usar.
Em resposta aiurizada⬆:Fernanda Maria Correa Ferreira @nandamcffValeu de mais Iuri!
Em resposta aiurizada⬆:André Filipe @andresantosDepois da aula de hoje, meus próximos projetos terão muito mais commits.
Em resposta aiurizada⬆:Larissa Leal @LariLealEssa cola não vai sair tão cedo de perto de mim haha
Larissa Leal @LariLealSobre essa questão de copiar e colar algo no terminal: as vezes eu consigo colar um link externo apenas utilizando apenas com o botão direito do mouse. Não sei se é uma configuração padrão do windows, mas quando utilizava linux isso não funcionava, nao sei bem o pq
Hebert Almeida Rocha @HebertRochaO meu também e assim, não sei o motivo também, mas colando o link e o que importa kkkkk
Larissa Leal @LariLealDe fato KKK mas já passei raiva no começo por não entender essa questão de copia e cola haha
Em resposta aiurizada⬆:Hebert Almeida Rocha @HebertRochaColinha top de git e github Iuri, vou já guardar aqui pra revisar, quando tiver duvida, vlw✌️
Em resposta aiurizada⬆:Natasha Lima @natashalimaValeu demais essa colinha, já irei deixar nos favoritos!
Em resposta aiurizada⬆:Marco Sousa @marcosousaEssa colinha é boa mesmo, fazer o básico no início é a melhor coisa que tem.
Em resposta aiurizada⬆:Lettycia Cristina @lettyciacristinaJá salvei a colinha aqui kkk vai salvar demais! Obrigada Iuri !
Em resposta aiurizada⬆:Bruno Coelho @BrunoCoelhoMuito bom Iuri! Obrigado por compartilhar...ela já está salva aqui na minha pasta rsrsrs.
Em resposta aiurizada⬆:Thiago Marinho @ThiagoMarinhoshow, vou salvar nas minha anotações! obrigado