Sugestão de projeto em POO
Boa tarde pessoal, venho aqui trazer uma sugestão de projeto para praticar a orientação a objetos, se você assim como eu está com medo de mecher no projeto bytebank ou acha que não vai conseguir fazer alterações significativas a tempo e está estudando POO, a melhor forma é fazer um projetinho para entender os pilares e conceitos da programação orientada a objetos.
Projeto: Controle de Estoque para Pet Shop
Implemente um pequeno Sistema de Controle de Estoque para uma Pet Shop. Ele tem que possibilitar a inserção de dados sobre produtos que serão persistidos no computador.
Funcionalidades:
-> Inserir novos usuários
-> Inserir novos produtos
-> Fazer vendas
-> Pesquisar por produtos (Busca usando palavras)
-> Salvar e ler dados do disco
-> Gerar relatórios sobre vendas e estoque (na tela)
Lembre-se de fazer um menu amigável e intuitivo, além disso, utilize a base de dados que preferir. OBS: O intuito do trabalho é utilizar arquivos para manter os dados, não um banco de dados propriamente dito.
Você pode ler os dados no início do programa e escrever quando o usuário clicar num botão e/ou antes de sair do programa.
Bom, essa é a minha sugestão, espero que seja uma boa opção para vocês.
Larissa Leal @LariLealLegal essa ideia, acho que pra fazer quase tudo com POO né 🤔
Daniel pinheiro @daniel015dá pra fazer tudo com poo sim
Em resposta adaniel015⬆:Lucélia Batista @LuceliabatistaGostei da ideia heim..e na opção de Gerar relatórios sobre vendas e estoque (na tela) podemos colocar filtros como o de limitar períodos informando data inicio e fim, ficará bem legal.
Vou usar esta ideia sua, gostei
Em resposta adaniel015⬆:Marco Sousa @marcosousaDa pra aplicar tudo de POO nisso aí e ainda da pra mexer com arquivos. Muito boa a ideia!
Em resposta adaniel015⬆:Mauricio Santana @mauriciosmpelo o que vi até então usuário é somente o cliente e a relação dele com o produto é a venda né? poderia ter o vendedor tbm para ter uma relação vendedor-cliente-produto e ai o vendedor ganhar comissão em cima da venda e ver quem foi o melhor vendedor do mês
Em resposta adaniel015⬆:Natasha Lima @natashalimaBoa Daniel, obrigada pela indicação!
Em resposta adaniel015⬆:Bruno Coelho @BrunoCoelhoBacana Daniel! Depois que se familiariza com POO queremos utilizar em praticamente todo projeto rsrs.
Em resposta adaniel015⬆:Lettycia Cristina @lettyciacristinaBoa Daniel, valeu pela sugestão.... vou me dedicar um pouco mais ao POO e depois com certeza tentarei fazer esse projeto, muito legal a sugestão!