No internet connection
  1. Home
  2. Dúvidas Gerais

trabalhando com branchs no git

Por Daniel pinheiro @daniel015
    2023-01-03 12:43:05.134Z

Olá pessoal, este é o primeiro tópico que estou criando após o recesso, espero que todos tenham tido um ótimo final de ano.

bom, sempre quando estamos criando um projeto em time no git é bem comum cada componente do time ser responsavel por uma branch (ramificação) no projeto, isso acontece para que todos os envolvidos não fiquem fazendo alterações na Main, por isso o ideal é cada um ficar com um ramo do projeto e trabalhar nele separadamente (isso também faz o projeto mais organizado).

como ainda não estamos fazendo projetos complexos e em times fica difícil trabalhar com branchs na prática, por isso o que eu fiz foi o seguinte: no projeto do banco (byteBank) criei uma branch chamada bank_with_list onde eu faço o projeto utilizando apenas listas, como na aula anterior o professor deu a introdução a POO, vou criar outra branch recriando o projeto com orientação a objetos. outro exemplo também seria criar uma branch salvando os dados em arquivos ou até utilizando banco de dados. essa foi a maneira que eu achei para estudar branchs de forma mais pratica, espero que gostem da sugestão.

vou deixar aqui um link para um tutorial de como criar branchs, e no tutorial tem outro link de como fazer merge.

https://www.atlassian.com/br/git/tutorials/using-branches/git-checkout#:~:text=O%20comando%20git%20branch%20pode,para%20mudar%20para%20esse%20branch.

• 6 respostas
    1. Larissa Leal @LariLeal
        2023-01-04 13:38:06.262Z

O mais legal desse site são as imagens, as vezes só no teórico fica difícil de visualizar as ramificações. Boa dica!

1. Daniel pinheiro @daniel015
            2023-01-05 15:48:30.405Z

exatamente Larissa, o que mais me chamou atenção nesse site foram as representações das branchs, por isso resolvi trazer ele aqui pra vcs.

• Em resposta adaniel015:
            Natasha Lima @natashalima
              2023-01-03 15:00:08.652Z

Olá Daniel ainda não me aventurei nas branchs mas irei aderir ao seu tutorial para aprender a usá-las em meus projetos, qual é o seu GitHub?

• Em resposta adaniel015:
              André Filipe @andresantos
                2023-01-04 04:07:21.332Z

Acho uma boa ideia a criação do projeto com orientação a objetos.

1. Em resposta adaniel015:
                  Hebert Almeida Rocha @HebertRocha
                    2023-01-05 18:20:00.750Z

Caraca sua ideal foi muito legal Daniel, criar branchs dentro de um próprio projeto, achei a ideia muito boa, vou tentar aderir num projeto futuro, pra treinar esta parte de branch que quase não utilizo.