Tratamento de exceções
Olá, pessoal!
Estudando um pouco sobre tratamento de exceções, encontrei este vídeo que explica de forma muito fácil como usar o Try Catch, então resolvi trazer aqui, pois pode ajudar alguém assim como me ajudou :)
Esta é a parte um, mas na parte dois ele trata sobre o Finally que também sugiro ver!
Neste link https://www.javatpoint.com/c-sharp-exception-handling fala um pouco mais sobre o tratamento de exceções mostrando algumas outras formas.
Quem tiver sugestão de material complementar sobre o assunto, convido a compartilhar aqui, assim como exemplo de como usou estas formas citadas acima nos seus projetos de bytebank e jogo da velha, pois acho um assunto importantíssimo e ouso dizer bem legal hahahah :)
Bons estudos, colegas!!
- TThiago Nebuloni @thiagonebuloni
Ótimo!
Eu usei o try catch mesmo no jogo da velha pra evitar que o usuário entre com caracteres ao invés de números. Coloquei em alguns casos dentro de um while (true) para retornar sempre e pedir novamente o input.
Por exemplo, no menu principal que é um while com um switch, o default "trata" o erro se o usuário inserir um número diferente dos números das opções. Mas se for inserido um caractere que não número, ele dará erro no int.Parse e sairá do programa.
Aqui um exemplo:
do { ShowMenu(); Console.Write("O que você quer fazer? "); try { option = int.Parse(Console.ReadLine()); } catch (Exception e) { Cores("Opção inválida. Aperte Enter para tentar novamente.", ConsoleColor.Red); Console.ReadKey(); continue; } switch (option){ case 0: break; case 1: Jogar(jogadores, pontuacao, jogadoresRankeados, pontuacaoRankeados); break; case 2: RegistrarUsuario(jogadores, pontuacao, jogadoresRankeados, pontuacaoRankeados); break; case 3: VerRanking(jogadores, pontuacao, jogadoresRankeados, pontuacaoRankeados); break; default: Cores("Opção inválida. Aperte enter para tentar novamente.", ConsoleColor.Red); Console.ReadKey(); break; } } while (option != 0);Sobre cursos eu já compartilhei mas vou compartilhar aqui também:
Um curso gratuito na Udemy sobre listas.
Pra quem estava com dificuldade, pode ser útil assistir outros conteúdos sobre o tema.
Em resposta acarolinacastilhos⬆:Mauricio Santana @mauriciosmshow Carolina!
Já compartilharam uns outros vídeos desse canal, o cara é realmente bom ensinando
Em resposta acarolinacastilhos⬆:Bruno Coelho @BrunoCoelhoBacana Carolina!
Muito útil utilizar try catch.
Vídeo bem didático!
Em resposta acarolinacastilhos⬆:Larissa Leal @LariLealEu sempre fico confusa em como usar o finally, mas depois desse vídeo acho que estou começando a pegar
Valeu!