No internet connection
  1. Home
  2. Dúvidas Gerais

Tratamento de exceções

Por Carolina Castilhos @carolinacastilhos
    2022-12-29 14:11:05.907Z2022-12-29 14:19:40.353Z

Olá, pessoal!

Estudando um pouco sobre tratamento de exceções, encontrei este vídeo que explica de forma muito fácil como usar o Try Catch, então resolvi trazer aqui, pois pode ajudar alguém assim como me ajudou :)

Esta é a parte um, mas na parte dois ele trata sobre o Finally que também sugiro ver!

Neste link https://www.javatpoint.com/c-sharp-exception-handling fala um pouco mais sobre o tratamento de exceções mostrando algumas outras formas.

Quem tiver sugestão de material complementar sobre o assunto, convido a compartilhar aqui, assim como exemplo de como usou estas formas citadas acima nos seus projetos de bytebank e jogo da velha, pois acho um assunto importantíssimo e ouso dizer bem legal hahahah :)

Bons estudos, colegas!!

• 4 respostas
    1. T
      Thiago Nebuloni @thiagonebuloni
        2022-12-30 02:57:01.905Z

Ótimo!

Eu usei o try catch mesmo no jogo da velha pra evitar que o usuário entre com caracteres ao invés de números. Coloquei em alguns casos dentro de um while (true) para retornar sempre e pedir novamente o input.

Por exemplo, no menu principal que é um while com um switch, o default "trata" o erro se o usuário inserir um número diferente dos números das opções. Mas se for inserido um caractere que não número, ele dará erro no int.Parse e sairá do programa.

Aqui um exemplo:

do {
            ShowMenu();
            Console.Write("O que você quer fazer? ");
                try {
                    option = int.Parse(Console.ReadLine());
                }
                catch (Exception e) {
                    Cores("Opção inválida. Aperte Enter para tentar novamente.", ConsoleColor.Red);
                    Console.ReadKey();
                    continue;
                }

switch (option){
                case 0:
                    break;
                case 1:
                    Jogar(jogadores, pontuacao, jogadoresRankeados, pontuacaoRankeados);
                    break;
                case 2:
                    RegistrarUsuario(jogadores, pontuacao, jogadoresRankeados, pontuacaoRankeados);
                    break;
                case 3:
                    VerRanking(jogadores, pontuacao, jogadoresRankeados, pontuacaoRankeados);
                    break;
                default:
                    Cores("Opção inválida. Aperte enter para tentar novamente.", ConsoleColor.Red);
                    Console.ReadKey();
                    break;

}

} while (option != 0);

Sobre cursos eu já compartilhei mas vou compartilhar aqui também:

Um curso gratuito na Udemy sobre listas.
        Pra quem estava com dificuldade, pode ser útil assistir outros conteúdos sobre o tema.

https://www.udemy.com/course/listas-genericas-em-csharp/

1. Em resposta acarolinacastilhos:
          Mauricio Santana @mauriciosm
            2022-12-30 07:54:31.804Z

show Carolina!
            Já compartilharam uns outros vídeos desse canal, o cara é realmente bom ensinando

Bruno Coelho @BrunoCoelho
                2022-12-30 11:08:16.602Z

Bacana Carolina!
                Muito útil utilizar try catch.
                Vídeo bem didático!

Larissa Leal @LariLeal
                    2022-12-30 14:39:59.311Z

Eu sempre fico confusa em como usar o finally, mas depois desse vídeo acho que estou começando a pegar
                    Valeu!