No internet connection
  1. Home
  2. Dúvidas Gerais

SharpLab

Por Mattheus Henrique @MattheusHenrique
    2022-12-28 02:37:43.962Z

Visualização na prática de como funciona a Stack e Heap

Fala galera, tudo certo ?
    Estou passando aqui para compartilhar uma ferramenta que acabei encontrando por acaso quando estava estudando, e achei muito útil, então decidi compartilhar aqui.

Eu queria entender um pouco mais sobre a Stack e a Heap, e eu sou uma pessoa que entende muito mais as coisas graficamente, ou seja quando posso ver toda a parada acontecendo, e ai encontrei essa ferramenta que quando você faz seu código, declara variáveis, objetos e etc, ela mostra a você o que está sendo armazenado na Stack e o que vai na Heap, isso me ajudou muito entender o conceito disso.

Essa imagem é do vídeo em que descobri a ferramenta, nela está o código e podemos ver do lado direito o SharpLab mostrando como seria o comportamento das memórias, ali mostra a Stack usando a referência de memória na Heap, quando declarado um objeto.

Para poder visualizar a operação gráfica basta usar Inspect.MemoryGraph(Aqui passar objeto a ser observado);

Links

Ferramenta -> https://sharplab.io/
    vídeo -> https://www.youtube.com/watch?v=deBvhWtczbE

Obs: O vídeo não é necessariamente sobre a Stack e Heap, mas explica muito bem o funcionamento delas, e apresenta o uso da ferramenta.

• 6 respostas
    1. Gabriele Martins Pereira @gabi.mp
        2022-12-28 14:55:36.271Z

Muito legal! Valeu Mattheus! Se não me engano, no debug do Visual Studio também há uma ferramenta pra ver a pilha!

1. Mattheus Henrique @MattheusHenrique
            2022-12-30 00:43:37.657Z

Oii Gabi, não sabia da ferramenta no VS, pode me falar como acesso ela ?

2. Em resposta aMattheusHenrique:
          Diego Mendes @directedby_Mendes
            2022-12-28 21:54:56.238Z

Top top! isso mostra para nós o funcionamento "Fisico" da coisa, muito bom ter compartilhado, tentei encontrar sobre mas esse site foi o melhor até o momento.

1. Em resposta aMattheusHenrique:
              Mauricio Santana @mauriciosm
                2022-12-30 07:55:48.450Z

muito bom, eu tinha visto outro que já inseria os elementos diretamente, mas esse é bem melhor

1. Em resposta aMattheusHenrique:
                  Bruno Coelho @BrunoCoelho
                    2022-12-30 11:00:50.642Z

Bacana hein Matheus!! Vlw por compartilhar!