No internet connection
  1. Home
  2. Dúvidas Gerais

Ideia para implementação de Menu "limpo"

Por Bruno Soares @BrunoSoares
    2022-12-26 19:17:09.657Z2022-12-26 19:38:30.669Z

Boa tarde pessoal, não sei se o título ficou claro mas a ideia é sempre limpar a tela do console depois do usuário escolher as opções do menu, mantendo a tela com apenas as informações do menu que o usuário precisa ver no momento.

Pra cada menu existe a indicação no cabeçalho para o usuário poder se orientar.
    Só pra lembrar que as funcionalidades desse código já foram implementadas pelo próprio professor, só estou adicionando a lógica pra limpar a tela e sempre exibir as informações de um único menu.
    Segue link para o repositório e o readme já tem algumas explicações pertinentes à lógica mas qualquer dúvida fico à disposição:

https://github.com/brunosas88/MenuExemplo

• 12 respostas
    1. Felipe Augusto @FelipeALCM
        2022-12-26 20:47:28.230Z

Fiz assim também.
        Vale destacar que se você esquecer dessa confirmação no final, que no caso exemplo é "Aperte ENTER para voltar ao menu" em algumas funcionalidades ele vai apagar de uma vez, quer dizer não vai dar tempo de ver a resposta dos métodos pois ele limpa direto.

1. Em resposta aBrunoSoares:
          André Filipe @andresantos
            2022-12-27 03:16:47.077Z

Eu fiz isso. É útil. As melhores aplicações possuem diversos detalhes que, juntos, dão ao usuário uma melhor experiência de uso.

Lucélia Batista @Luceliabatista
                2022-12-26 21:12:54.974Z

Olha que legal, bem interessante a ideia.
                Quanto menor a quantidade de informações desnecessárias sendo apresentadas na tela, melhor né

Larissa Leal @LariLeal
                    2022-12-27 23:25:19.588Z

Lendo o que você colocou no repositório fiquei com uma dúvida boba, o que seria isso aqui:

Console.WriteLine(new string('=', titulo.Length + 4))

O que seria esse +4 na função MostrarCabecalho() e pq o length no titulo?
                    Você criou uma interface no back haha ficou incrivel

1. Bruno Soares @BrunoSoares
                        2022-12-28 01:38:49.963Z2022-12-28 01:45:40.431Z

Vlw Larissa, essa função escreve o caracter passado no primeiro parâmetro o número de vezes passado no segundo parâmetro, daí eu quero fazer uma borda com o carácter '=' pra cobrir a string | ByteBank |, então no segundo parâmetro eu passo o tamanho da palavra ByteBank que está armazenada na variável titulo utilizando o título.length, mais 2 caracteres de espaço em branco e mais 2 da barra, resultando no +4.

1. Larissa Leal @LariLeal
                            2022-12-28 13:52:11.864Z

Ah saquei, com certeza vou tentar implementar no meu, vc fez um header sem html e css, achei genial haha
                            Obrigada por compartilhar

2. Em resposta aBrunoSoares:
                          Mattheus Henrique @MattheusHenrique
                            2022-12-28 02:01:53.920Z

Fiquei um tempo procurando como fazia isso em c#, pois já sabia da utilidade em outras linguagens quando se desenvolve em aplicações console, isso é bem importante, acredito que a organização de um código ou de sua saída seja o que mais pode diferenciar um programador, seja para trabalho em equipe ou solo.

Mauricio Santana @mauriciosm
                                2022-12-26 23:50:29.171Z

no caso seria o console.clear()?

1. Bruno Soares @BrunoSoares
                                    2022-12-27 10:15:56.859Z

Isso, aí do jeito que pensei, vc usa esse comando em uma função separada que seria responsável pela criação do cabeçalho e chama ela em todas as funções que vc precise escrever alguma coisa na tela.

1. Mauricio Santana @mauriciosm
                                        2022-12-28 07:11:35.367Z

fiz igual :)
                                        boa Bruno!

2. Em resposta aBrunoSoares:

Eu fiz no jogo da velha achei bem melhor ... no bank nao coloquei ainda

Lucas Ferreira @lksferreira
                                          2022-12-28 14:53:06.387Z

Meti um clear() toda vez que chama uma função, ficou top