No internet connection
  1. Home
  2. Dúvidas Gerais

Será que estou indo bem? [Motivacional]

Por Marco Sousa @marcosousa
    2022-12-26 00:42:18.571Z

Pessoal, bom dia / boa tarde / boa noite! Tudo bem com vocês? Esperam que todos estejam tendo ótimas festas!
    Durante essa noite tive uma reflexão e acho que não sou o único, eu pergunto pra mim mesmo:

Será que estou indo bem, será que as pessoas vão lembrar de mim?

Sei que parece meio bobo, mas vale a pergunta, afinal, estamos no meio de tantas cabeças com o mesmo objetivo e no mesmo processo.
    E no meio desse processo, olhando todas as linhas de código, em vários projetos, você se depara com palavras que nunca nem sequer chegou perto de conhecer, aí vem a dúvida...

Será que estou muito atrasado? Ou eles adiantados? Se for competir com eles eu não tenho chance...

Mantenha a calma, pequeno gafanhoto. Todo propósito tem um processo, as vezes focamos tanto na técnica que esquecemos de avaliar o nosso pessoal, o que precisamos para continuar fortes. Não é só de código que vive um programador. Ninguém chegou nesse programa atoa, muito menos até a essa altura do campeonato sem nenhuma evolução.

Como vou bater de frente com pessoas com mais tempo que eu? Elas estão sempre tirando dúvidas, ajudando, eu não consigo fazer metade. E AGORA??

Mantenha a calma, meu companheiro. Já ouvimos diversas histórias aqui de pessoas que faziam de tudo, mas no tempo livre, faziam valer a pena cada minuto. E você, como usa o seu tempo livre? A equipe da IMÃ sabe que tem diversos perfis aqui... Desde quem tempo, até quem tem o mínimo dele. Você só tem que mostrar o quanto quer e fazer valer a pena.
    Vimos que aqui não adianta você ter o melhor código, você tem que mostrar que quer ajudar. Qualquer dúvida, mesmo que seja as mais simples, se respondidas com carinho, vão ser lembradas. Use isso, faça com que as pessoas procurem você em algum momento.

Poxa, eu estou melhorando meu código, ajudo meus colegas, e agora?

Se mantenha firme, sua recompensa chegará logo, boas pessoas se tornam bons profissionais. Quem não quer trabalhar com um bom ouvinte ao lado? Já vi "gênios" perderem oportunidades por não terem as tão temidas soft skills. Já vi quem mal sabia escrever um Hello World ser empregado. Soft skills são treinadas, não são simplesmente dizer que é bom e sabe "trabalhar" com elas, os bons relacionamentos/colaborações vão dizer quem você é. Nesse programa estamos evoluindo como pessoas também. Tudo valerá a pena.

Só vive o propósito quem suporta o processo.

Obrigado se você leu até aqui, espero que tenha te ajudado de alguma forma. Foi um desabafo que eu sei que muitos passam por isso. Sempre que achar que você sente algo, pode ter certeza quem alguém também sente. Espero que gostem. Boas festas!

• 35 respostas

There are 35 replies. Estimated reading time: 11 minutes

1. Mattheus Henrique @MattheusHenrique
        2022-12-28 01:55:28.799Z

Acho que essa sensação que nos faz nos perguntarmos se estamos indo bem ou se poderíamos estar melhor sempre vem em nossa cabeça, acredito que isso ocorra por que estamos sempre nos comparando com outras pessoas e temos a tendência de nos depreciar com isso, fazemos isso por que fomos acostumados a isso desde criança. Eu realmente acho que não dá para fugir disso, por que também acredito que quase tudo no mundo é um certo tipo de processo seletivo que teremos que passar, mas o que me mantém calmo é pensar, e confiar que se eu me esforçar, por mais que demore, eu conseguirei atingir minha meta, meu sonho, pois sempre existirá uma nova oportunidade e um lugar a ser ocupado, e que com paciência e foco, seu momento chega e as coisas acontecem, por isso é importante, apesar das nossas inseguranças, acreditar em nós mesmos e entender que não é necessário talento, e sim esforço.

Tudo vai dar certo , venceremos !

1. Marco Sousa @marcosousa
            2023-01-05 18:47:00.009Z

Sim, mano. Todo esforço será recompensado em alguma hora. Devemos pensar apenas em fazer nossa parte e o que estiver em nosso alcance!

• Em resposta amarcosousa:
            Larissa Leal @LariLeal
              2022-12-26 14:57:44.513Z

Eu sempre me questiono as mesmas questões, as vezes me sinto muito longe do meu objetivo e muito distante do nível das outras pessoas. Isso é algo bem comum na nossa área, então sempre tento pensar nos pequenos passos, mas confesso que ainda estou no processo para compreender isso. No final das contas, imagino que é um sentimento que não sairá totalmente das nossas cabeças, o que não necessariamente é ruim, visto que é uma das formas de olhar para si e buscar pontos para melhorar, mas por outra via, temos que ser equilíbrio também
              Adorei seu texto, me conectei em diversos pontos

1. Larissa Leal @LariLeal
                  2022-12-26 14:58:32.556Z

Me lembrei disso:

1. Em resposta aLariLeal:
                    Marco Sousa @marcosousa
                      2023-01-03 22:08:06.385Z

Que bom que estamos nos identificando. Ser melhor que ontem é a meta. Obrigado pelas palavras.

Texto maravilhoso, Marco! Obrigada por trazer esses pensamentos aqui. Como alguns já falaram acima, me senti acolhida e representada em várias palavras. Nos últimos dias, me vi pensando muitas e muitas vezes se levava jeito para a profissão, pois algumas coisas estão difíceis de entrar na minha cabeça. Mas respiro fundo, procuro vídeos, pergunto para colegas que são maravilhosos e que ajudam, e sigo estudando pra ir pra frente que pra trás não vou mais. A gente se cobra muito, né? Cada um tem seu tempo, segue um ritmo, tem suas oportunidades... todos vamos ter as nossas, vamos fazer acontecer <3 Podem contar comigo!

2023-01-05 18:48:07.800Z

Sim!! Toda a ajuda vai ser necessária. Não há nada que não consigamos fazer! Vai dar tudo certo!!

Muito show seu texto. Acho que representou a mim e muita gente por aqui. Parabéns pela iniciativa.

1. Em resposta amarcosousa:
                            Hebert Almeida Rocha @HebertRocha
                              2023-01-04 19:25:51.836Z

Uow que texto top, deu até um gás aqui, pra não desistir e continuar firme nós estudos, nada é em vão ainda mais conhecimento e estudo, top dms

1. V
                                Em resposta amarcosousa:

Oi muito obrigado! Pelo seu texto, eu estou tão apreensivo! Que nem pode aproveitar as festas só fico o pensando no que posso melhorar! Mais não parei para o quanto eu melhore a minha lógica nesse espaço de tempo! E que mesmo não estão e ranking mais alto, ganhei muito em conhecimento que não pensava em ter, muito obrigado pelo seu texto me ajudou muito!

2023-01-05 18:48:47.920Z

Sim. Conhecimento ninguém tira da gente, é isso que importa. Vamos fazer valer a pena.

• A
                                    Em resposta amarcosousa:
                                    iara amancio @AntoniaIara
                                      2022-12-26 02:10:03.988Z

Foi muito bom ler isso Marcos, queria complementar dizendo, "Vencer a si próprio é a maior das vitórias"(Platão), então a única pessoa que podemos se comparar somos a nós mesmos, se esforçar um pouco mais que ontem já é o suficiente pro progresso.

2023-01-05 18:49:47.587Z

Sim. Ser melhor que ontem é a meta!! Obrigado por compartilhar!!

Lucas Ferreira @lksferreira
                                            2022-12-26 02:14:02.122Z2022-12-26 16:01:09.792Z

Parabéns pelo artigo e bem-vindo ao clube, agora você sabe o que é investir um tempo considerável para produzir conteúdo didático, mas no final das contas quem ganha é quem produzir mais, foi esse o sentimento que tive ao ver minha colocação no rank, mas vida que segue, e meu jovem padawan tenha certeza de quanto mais artigos você escrever, mas tempo eles vão consumir de você, pois cada vez mais você irá querer melhorar o nível e a qualidade do que escreveu, não se preocupe com os erros de concordância verbal ou erros de ortografia, eu leio e releio dezenas de vezes antes de publicar e ainda sim sempre passa algum, as vezes eu faço minha esposa ler em voz alta também antes de publicar, é outra forma de melhorar a qualidade da publicação, só não se esqueça de corrigi-los quando encontrar. Agora vai um deslumbre da minha scren em pleno natal as 23hrs

Não desista jovem padawan, o caminho é longo e a estrada é sinuosa.

2023-01-05 18:53:20.329Z

Tudo vai valer a pena, meu amigo. Sou teu fã, um abç.

Mauricio Santana @mauriciosm
                                                  2022-12-26 03:16:29.174Z

Boas palavras. Aquela pergunta do "atrasado" com ctz é o que a maioria se pergunta. Desde o começo eu me perguntava isso pq toda vez que olhava discord ou wpp tinha uma montanha de mensagens. E agora que ando podendo estudar praticamente só tarde da noite, eu fico com esse sentimento o tempo todo. Ando me organizando o máximo que posso para poder usar melhor o meu tempo.

2023-01-05 18:50:41.277Z

Estamos no mesmo barco. Tempo é escasso mas o importante é fazer valer a pena. Vamos ser recompensados por esse sacrifício.

• A
                                                      Em resposta amarcosousa:
                                                      Alan Claudino @AlanClaudino
                                                        2022-12-26 00:56:57.534Z

Este é um processo complicado mesmo, sempre nos parece que tem alguém que sabe mais, que participa mais e que dificilmente teremos chances de competir com tais pessoas. Obrigado pelas palavras de incentivo, especialmente em um dia especial como hoje. Umas das coisas que mais me surpreendeu nesse mundo da tecnologia foi esse senso de comunidade, onde um está sempre disposto a ajudar o outro. Ver isso em primeira mão na comunidade da Imã tem sido uma ótima experiência. Parabéns pela atitude de se dispor a escrever esse texto e boas festas!

2023-01-05 18:52:17.172Z

Pode contar comigo sempre! Que bom que ajudei, um abraço!

Jackson @Jackson
                                                              2022-12-26 19:06:14.322Z

Top muito boa reflexão e muito bom o texto parabéns e vamos juntos ...

2023-01-05 18:51:50.341Z

Sempre juntos, irmão!

Jéssica Cirne @jessicacirne
                                                                    2022-12-27 00:50:06.931Z

Reflexão muito boa! Acredito que todos nós aqui, querendo ou não, estamos passando pelos mesmos dilemas. Tem dia que me sinto muito desmotivada e incapaz de fazer as tarefas.... mas desistir não é uma opção!!!

2023-01-05 18:51:40.517Z

Nunca será! Todo esforço vai valer a pena. Só dependemos de nós mesmo!!

Muito bacana a reflexão, especialmente agora que se aproxima o tão temido match flow, muita gente se esforçou bastante para chegar ate aqui e queremos muito poder continuar. Mas vamos conseguir pessoal!, todo o esforço e dedicação vão valer a pena!

2023-01-03 22:09:00.571Z

Sim, irmão! Nenhum esforço será em vão. Lembraremos sempre disso.

MARIO IGOR BARBOSA @migorking
                                                                              2022-12-26 12:41:50.806Z

Play hard, go PRO!
                                                                              bora pra cima, Ouço falarem que o esforço vence o talento. Gosto desse argumento.
                                                                              sem medo, que o conhecimento nunca vão poder tirar da gente!

2023-01-03 17:54:16.823Z

E vence mesmo! O céu é o limite.

Jonas Narvas Balbino @JonasNB
                                                                                    2022-12-26 14:13:35.873Z

Que texto excelente, muito obrigado por tirar seu tempo para escreve-lo, colega. De uma certa forma, é reconfortante saber que todos nós somos humanos e temos nossas inseguranças e ansiedades. Quantas noites já passei pensando sobre isso, principalmente sobre estar ou não atrasado em relação aos outros participantes. Ver uma pessoa que tenho como referência no discord, que sempre vejo ajudar os outros, também ter essas mesmas inseguranças só mostra como todos nós estamos juntos no mesmo barco. Mais uma vez, obrigado por ter tirado seu tempo para escrever esse tão necessário texto.

2023-01-03 17:53:45.290Z

Que bom que você tem me visto por lá, mano. Todo estamos no mesmo barco. Ninguém aqui está acima de ninguém, todos na mesmo objetivo.

• T
                                                                                        Em resposta amarcosousa:
                                                                                        Thiago Maia @ThiagoFioravanti
                                                                                          2022-12-26 00:55:50.662Z

Rapaz, sensacional mesmo, parece até que, em alguns momentos, vc estava na minha mente hahaha, valeu mesmo por esse texto, com toda certeza vai fazer diferença! Abração!

2023-01-03 17:52:04.273Z

KKKKKKK que bom saber que não é só eu! Estamos juntos!

Felipe Augusto @FelipeALCM
                                                                                                2022-12-26 01:11:57.288Z

É verdade maninho.

Se concentre sempre no que você consegue fazer, isso é algo que sempre tento ter em mente.

Vlw pelo incentivo.

2023-01-03 17:51:40.707Z

Criando forças a gente vai longe, irmão. Tudo de melhor!

Bruno Coelho @BrunoCoelho
                                                                                                      2022-12-26 01:54:29.501Z

Parabéns Marco pelas sábias palavras! Conseguiu transmitir o sentimento de muito de nós. Muito bom refletir e poder sentir o quão positivo está sendo este programa.

2023-01-03 17:51:03.656Z

Que bom que estão se identificando. Precisávamos disso.