No internet connection
  1. Home
  2. Dúvidas Gerais

Condicao para Manipular conta do ByteBank

Por Marcelo Furtado de Oliveira @marcelof
    2022-12-23 14:31:38.399Z

Eu estou com muita dificuldade para achar uma maneira de fazer uma condição para abrir a manipulação da conta…
    O usuário tem que digitar o CPF e a senha para acessar a conta e so acessa se tiver correto os dados, mas não conseguir uma maneira de fazer isso, pesquisei e não conseguir alguém pode mim, ajudar.....

obs: A área da conta esta toda pronta so a condição para entrar nela muito obg

• 12 respostas
    1. Bruno Soares @BrunoSoares
        2022-12-23 15:21:36.662Z

Marcelo, eu não entendi o ponto específico da tua dificuldade mas vou explicar como eu fiz pra ver se te ajuda também:
        Primeiro o usuário escolhe a opção 6 de Realizar transações bancárias:

Aí no meu switch case eu to levando ele pra uma função de verificar se a conta existe:

Aí dentro dessa ValidateCredentials eu busco o index do cliente na lista e verifico se ele existe, se ele existir eu peço a senha dele e com o próprio índice que eu já peguei antes, também verifico se a senha é igual e somente se isso tudo for verdade, eu chamo a função PerformBankTransactions que mostra na tela as opções de retirada e tudo mais, senão ele só mostra que a "senha é inválida" ou o "cliente não foi encontrado" e volta automaticamente pro menu principal:

Se você ta usando listas pra todos os campos a única diferença que vc tem que fazer é sempre passar todas as listas, pq nessa primeira função de verificação vc só usa o cpf e senha, mas daí se tiver tudo certo vc tem que passar novamente todos os outros campos pra função de fazer as operações de deposito e tudo mais pq elas usam todos.

Também não esquece de fazer um parâmetro específico que represente o cliente que está logando pra função de fazer as operações bancárias, no meu caso eu sei quem é ele pelo "clientIndex".

1. blz era isso mesmo eu vou tentar aqui agoora fazer algo muitoo obg

2. Em resposta amarcelof:
          Lucas Ferreira @lksferreira
            2022-12-23 15:22:20.082Z

A condição para manipular a conta deve ser a seguinte:

• Se o CPF digitado estiver cadastrado no seu banco de dados (o que pode ser até um arquivo de texto, um Array ou Lista) não importa, nesse caso seu programa deve solicitar a senha
              • Se a senha digitar for igual a senha cadastrada desse mesmo CPF, então
                • Execute uma ação

Se não, informe ao usuário que o CPF não esta cadastrado ou que o cliente não foi encontrado, caso contrario informe que a senha digita esta errada.

Dentro disso, você pode implementar suas próprias regras de negócio, tratamento de exceções e formatação de saída.

1. muito obg ... estou usando listas ai tem que achar na posicao

1. Lucas Ferreira @lksferreira
                  2022-12-23 15:45:28.689Z

Exato, existem alguns métodos que vc pode utilizar para isso:
                  Contains
                  Find
                  FindAll
                  IndexOf
                  Agora é com você.

1. blz valeu muito obg

Larissa Leal @LariLeal
                  2022-12-23 14:47:17.206Z

Oi, marcelo. Não sei se entendi bem
                  Mas no meu caso eu fiz um while para entrar nessa opção e mostrar um menu, a minha condição de parada foi uma opção muito similar do menu principal, dei ao usuário a opção de sair da opção escolhida
                  Para ficar mais claro ficou assim:

E ai ao selecionar 0, volta para o menu principal (1- cadastrar usuario, 2- etc)

1. Em resposta amarcelof:

quando digita a opcao 6 nao pede usuario e senha ?

1. Larissa Leal @LariLeal
                        2022-12-23 15:02:11.031Z

Pede sim, mas primeiro entra na opção 6 e para realizar uma das operações pede essas informações

1. entao nao sei se é assim mas quando ele digitar a opcao 6 ja quero que peca o cpf e senha antes de entrar .. mas vou ir tentando aqui agora muito obg

1. André Filipe @andresantos
                              2022-12-24 11:14:47.672Z

É uma maneira alternativa que funciona também

André Filipe @andresantos
                            2022-12-24 11:23:45.116Z

Algo relevante: seria bom escrever primeiramente o código completo e testá-lo. Tudo em tempo de execução. Depois, decidir como manterá os dados (txt, BD etc.)