No internet connection
  1. Home
  2. Dúvidas Gerais

Gravar dados em arquivo .txt

Por Matheus Henrique @MatheusHenrique95
    2022-12-20 20:58:57.059Z

Bom dia/boa tarde/boa noite, pessoal.

Eu cheguei numa parte do projeto do banco que preciso gravar as informações em algum lugar e tô tendo dificuldade pra achar um material explicando isso e entender a documentação, alguém sabe de algum lugar que explique bem como posso fazer isso?

• 13 respostas
    1. A

Olá Matheus.

Achei esse material da balta.io que explica bem como manipular arquivos.
      https://balta.io/blog/csharp-manipulacao-arquivos#:~:text=O primeiro método que vamos,contrário%2C você receberá um DirectoryNotFoundException .

Porém eu acredito que a escrita em arquivos seja algo que raramente você irá utilizar em uma aplicação real, além de não ser escalável e ter pouca performance.
      Você já viu como utilizar um banco de dados como MySQL, postgresql, SQLite etc?

1. Matheus Henrique @MatheusHenrique95
          2022-12-22 14:19:24.722Z

Ainda não estudei SQL, mas acho que vou por esse caminho, tá me parecendo mais fácil.

• Em resposta aMatheusHenrique95:
          Jéssica Cirne @jessicacirne
            2022-12-21 23:58:12.039Z

Po também tenho essa dúvida... venho pesquisando a um tempo.
            Acho que vc pode começar a dar uma olhada no padrão .NET, pelo que pesquisei existem algumas soluções pra banco de dados e a que vi mais pessoas falado a respeito é o EntityFramework.
            Estou tendo bastante dificuldade pra arrumar o ambiente e mais ainda pra começar a gravar dados no banco, mas acho que o caminho é por ai...

1. Em resposta aMatheusHenrique95:
              Lucas Ferreira @lksferreira
                2022-12-20 21:46:50.539Z

Hello @MatheusHenrique95 ,

Se você não conseguir resolver esse problema, me avisa que eu faço um artigo tutorial ensinando, me marca!!

2022-12-20 22:18:33.358Z

Vlw, vou tentar pelos links que me mandaram aqui, se eu não conseguir eu te falo.

1. Em resposta alksferreira:
                      Matheus Henrique @MatheusHenrique95
                        2022-12-21 19:09:57.188Z

Eae Lucas, eu tentei pelos link que o João mandou, mas ainda não consegui, vim apelar pra o seu artigo kkkkkk.

1. Lucas Ferreira @lksferreira
                            2022-12-21 21:22:51.158Z

hahah blz man, vou hoje a noite começo escrever ele então

2022-12-21 22:45:55.958Z

Vlw, man <3

• Em resposta aMatheusHenrique95:
                            André Filipe @andresantos
                              2022-12-21 01:36:54.270Z

Na primeira vez que fiz um projeto que precisava persistir dados após fechamento do programa, queria usar banco de dados (que é o ideal). Mas isso tomou todo o meu tempo porque não conhecia a linguagem para esse BD. A manipulação de arquivos é bem mais fácil e já que o professor sugeriu isso, o link da resposta do João leva a um artigo sucinto. Tente fazer a leitura, gravação e alteração dos dados. Quando aprender, use o JSON.

1. Mauricio Santana @mauriciosm
                                  2022-12-22 06:17:38.312Z

Eu não tenho certeza de qual banco vamos usar, sei que é relacional, tenho uma vaga memória que foi dito em aula se seria postgres ou mariadb . Mais para frente quando você for entrar nesse assunto e quiser discutir em call como modelar o banco etc, tmj :)