Gravar dados em arquivo .txt
Bom dia/boa tarde/boa noite, pessoal.
Eu cheguei numa parte do projeto do banco que preciso gravar as informações em algum lugar e tô tendo dificuldade pra achar um material explicando isso e entender a documentação, alguém sabe de algum lugar que explique bem como posso fazer isso?
- AAntonio Jose da Silva Almeida @ajsalmeida
Olá Matheus.
Achei esse material da balta.io que explica bem como manipular arquivos.
https://balta.io/blog/csharp-manipulacao-arquivos#:~:text=O primeiro método que vamos,contrário%2C você receberá um DirectoryNotFoundException .Porém eu acredito que a escrita em arquivos seja algo que raramente você irá utilizar em uma aplicação real, além de não ser escalável e ter pouca performance.
Você já viu como utilizar um banco de dados como MySQL, postgresql, SQLite etc?
Matheus Henrique @MatheusHenrique95Ainda não estudei SQL, mas acho que vou por esse caminho, tá me parecendo mais fácil.
Em resposta aMatheusHenrique95⬆:Jéssica Cirne @jessicacirnePo também tenho essa dúvida... venho pesquisando a um tempo.
Acho que vc pode começar a dar uma olhada no padrão .NET, pelo que pesquisei existem algumas soluções pra banco de dados e a que vi mais pessoas falado a respeito é o EntityFramework.
Estou tendo bastante dificuldade pra arrumar o ambiente e mais ainda pra começar a gravar dados no banco, mas acho que o caminho é por ai...
Em resposta aMatheusHenrique95⬆:Lucas Ferreira @lksferreiraHello @MatheusHenrique95 ,
Se você não conseguir resolver esse problema, me avisa que eu faço um artigo tutorial ensinando, me marca!!
Matheus Henrique @MatheusHenrique95Vlw, vou tentar pelos links que me mandaram aqui, se eu não conseguir eu te falo.
- Em resposta alksferreira⬆:
Matheus Henrique @MatheusHenrique95Eae Lucas, eu tentei pelos link que o João mandou, mas ainda não consegui, vim apelar pra o seu artigo kkkkkk.
Lucas Ferreira @lksferreirahahah blz man, vou hoje a noite começo escrever ele então
Matheus Henrique @MatheusHenrique95Vlw, man <3
- JEm resposta aMatheusHenrique95⬆:João Vitor @JoaoV_vitor
Nesse link tem a classe que cria os arquivos https://learn.microsoft.com/pt-br/dotnet/api/system.io.file?view=net-7.0
- JJoão Vitor @JoaoV_vitor
E caso você queira criar arquivos json tabmbem, vc pode ver aqui https://learn.microsoft.com/pt-br/dotnet/standard/serialization/system-text-json/how-to?pivots=dotnet-7-0#how-to-write-net-objects-as-json-serialize
Saulo Emídio @sauloemidioÓtima contribuição!
Em resposta aMatheusHenrique95⬆:André Filipe @andresantosNa primeira vez que fiz um projeto que precisava persistir dados após fechamento do programa, queria usar banco de dados (que é o ideal). Mas isso tomou todo o meu tempo porque não conhecia a linguagem para esse BD. A manipulação de arquivos é bem mais fácil e já que o professor sugeriu isso, o link da resposta do João leva a um artigo sucinto. Tente fazer a leitura, gravação e alteração dos dados. Quando aprender, use o JSON.
Mauricio Santana @mauriciosmEu não tenho certeza de qual banco vamos usar, sei que é relacional, tenho uma vaga memória que foi dito em aula se seria postgres ou mariadb . Mais para frente quando você for entrar nesse assunto e quiser discutir em call como modelar o banco etc, tmj :)